Taj Burrow vence final australiana no O´Neill Coldwater Classic

Realizado entre os dias 1 e 11 deste mês, em homenagem ao aniversário de 60 anos da O’Neill, a penúltima etapa do WCT de surf 2012, o O’Neill Coldwater Classic, nas ondas de Steamer Lane, Santa Cruz, Califórnia (EUA), foi uma das etapas mais interessantes deste campeonato mundial, em séries de 1 metro e maiores, com premiação de 75 mil dólares e 10 mil pontos no ranking do circuito.



Dispondo da fama de traiçoeiras, as ondas em Steamer ocasionaram a eliminação de muitos dos surfistas favoritos logo de cara, assim como os piores resultados para John John Florence e Mick Fanning, mas, por outro lado, proporcionaram a oportunidade de reclassificação de muitos outros que se encontravam na parte de baixo da tabela, deixando a disputa pelo título mundial extremamente acirrada, com os melhores resultados para o australiano Matt Wilkinson, 24 – apesar da derrota na final para o conterrâneo Taj Burrow, 34 –, o sul-africano Travis Logie e o taitiano Michel Bourez.


Matt Wilkinson
Detentor do primeiro pódio, o título conquistado por Burrow representou sua segunda vitória do ano – a primeira foi na etapa realizada em Gold Coast, Austrália –, disputadíssima, por sinal, onde a decisão ficou a cabo dos juízes após o término da bateria, com somatória de pontos de 13.10 (7.17 e 5.93) contra 12.70 (7.20 e 5.50) de Wilkinson, que ficou com a segunda colocação. Mas quem pensa que o atleta ficou insatisfeito se engana, pois o segundo pódio foi o seu melhor resultado do ano e sua primeira aparição em uma final, já que Wilko não tinha ainda conseguido passar do terceiro round em nenhuma etapa anterior. Seus pontos somados com este resultado o livraram do corte no circuito no fim do ano.


Taj Burrow
Quanto aos surfistas brasileirosAdriano de Souza – que, diga-se de passagem, teve recentemente um troféu conquistado em campeonato na África do Sul confiscado pela nossa querida Receita Federal, assunto para outra postagem – e Gabriel Medina, ambos terminaram em quinto lugar, após eliminação nas quartas de final, apesar de terem mostrado muita força e muita garra, dando verdadeiros shows na água. Adriano derrubou Kelly Slater na quinta fase e Medina venceu o clássico brazuca contra Alejo Muniz.

Confira entrevista de uma das lendas do surf local de Santa Cruz, Ken “Skindog” Coliins, para o site Layback, onde o surfista analisa a performance dos tops em The Lane.

O resultado geral do O’Neill Coldwater Classic 2012 ficou assim:

1 Taj Burrow (Aus)
2 Matt Wilkinson (Aus)
3 Travis Logie (Afr)
3 Michel Bourez (Tah)
5 Adriano de Souza (Bra)
5 Gabriel Medina (Bra)
5 Joel Parkinson (Aus)
5 Jeremy Flores (Fra)
9 Raoni Monteiro (Bra)
9 Alejo Muniz (Bra)
9 Kelly Slater (EUA)
9 Damien Hobgood (EUA)
13 Jadson André (Bra)
25 Heitor Alves (Bra)
25 Miguel Pupo (Bra)

Enquanto o ranking geral do ASP WCT encontra-se dessa forma:

1 Joel Parkinson (Aus)
2 Kelly Slater (EUA)
3 Mick Fanning (Aus)
4 John John Florence (Hav)
5 Adriano de Souza (Bra)
6 Taj Burrow (Aus)
7 Gabriel Medina (Bra)

8 Julian Wilson (Aus)
9 Owen Wright (Aus)
9 Jeremy Flores (Fra)
16 Alejo Muniz (Bra)
20 Miguel Pupo (Bra)
24 Heitor Alves (Bra)
27 Raoni Monteiro (Bra)
32 Jadson André (Bra)
36 Willian Cardoso (Bra)

Burrow radicalizando
Continue ligado, porque a corrida pelo título mundial continua, entre os dias 8 e 20 de dezembro começa a décima e última etapa do WCT, em Pipeline, Hawaii, com ainda mais surpresas e emoções, pois a etapa contará também com mais alguns wildcards locais de Pipeline correndo as baterias do Tour e possivelmente eliminando novamente alguns dos tops e dificultando ainda mais a situação. Os convidados ainda não foram divulgados, mas, segundo fontes, já se pode esperar nomes como Shane Dorian, Laurie Towner, Dean Bowen, Dave Rastovich e Jamie O’Brien – além de J. J. Florence, o mais casca-grossa de todos.

Confira também uma matéria publicada no portal Waves, que traz um modelo de análises estatísticas desenvolvido por um internauta do ramo para calcular a chance de cada surfista de ser campeão mundial.




0 comentários:

Postar um comentário